Ciencias agrarias
PROFESSORA: ALMIR PANTOJA.
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
CURSO: AGRONOMIA
TURMA: C
ALUNO (A):
JOSIANE FERREIRA CORRÊA – 20121071
RESENHA DO LIVRO: AS TRÊS ECOLOGIAS - FÉLIX GUATTARI
BELÉM – PARÁ
2012
A obra em análise enfatiza a indignação do autor diante das modificações técnico-científicas, a aceleração de mudanças que acarreta consequências sobre o planeta que se degrada lentamente, gerando notáveis desequilíbrios ecológicos vivenciados por nós através dos fenômenos ambientais que acontece mundialmente.
Guattari tem a preocupação com o modo de vida que está sendo determinada na convivência tanto coletiva como individual do ser humano, caminhando para uma padronização dos comportamentos, visto que no contexto do nosso dia-a-dia é composto de diferenças de cada indivíduo.
A cultura do homem está relacionada com o modo que ele vê a natureza ao seu redor, os meios de comunicação exercem grande influência na vida do individuo tornando-se um ser de comportamentos padronizados.
O autor propõe mudanças em torno dessa relação do ser humano com o meio em que ele vive, levando a pensar em seus dias atuais e o que será feito do nosso planeta em um futuro próximo, para que desta maneira não ocorra um colapso capitalista e estatal em nossa sociedade. Sugere também para esta mudança uma articulação ético-politica, que ele chama de ecosofia, sendo os “três registros ecológicos”: o do meio ambiente, o das relações sociais e o da subjetividade humana.
Para o autor a questão que demonstra claramente é o modo de vivência no planeta daqui em diante, e a saída para esta crise ecológica seria acontecer uma revolução politica, social e cultural, isso poderá fazer com que haja uma consolidação visível das relações aos domínios moleculares de sensibilidade, de inteligência e de desejo, caracterizando a