Densidade
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição.
A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida como a relação entre a sua massa e o seu volume: ρ = m/v
A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa (d = ρ/ ρ°) de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg dm-3 (equivalente a 1,000 g cm-3) a 4°C, dado por ρ ° = ρ (H2O , 4ºC)
Métodos de medida de densidade
Sólidos
1) Utilizando Proveta
A utilização da proveta para medidas de densidade de substância sólidas consiste basicamente na medida do volume deslocado do líquido presente na proveta. Após pesar o material a ser estudado, deve-se inserir-lo dentro da proveta, cujo volume de água deve ser previamente lido e anotado, e após a inserção do sólido deve-se ler novamente o volume e anotá-lo.
A diferença entre o volume antes da inserção do material e o volume após a inserção é igual ao volume do sólido.
Volume de líquido deslocado pela inserção do sólido = volume do sólido Sabendo-se a massa, pesada inicialmente, e o volume determinado pela proveta, a densidade pode ser calculada facilmente. Esta análise requer alguns cuidados, no momento da inserção do material na proveta, deve-se tomar cuidado para que não perca nenhum volume de água com o impacto causado pelo material na água. Para isso, aconselha-se que incline a proveta em um ângulo de aproximadamente 30°, evitando o impacto entre a amostra e o líquido. Outro cuidado