Densidade
O objectivo desta experiência é determinar a densidade de um sólido, neste caso o chumbo, utilizando um picnómetro. Pretende-se ser o mais rigoroso possível com as medições para que o resultado final se aproxime do valor registado na tabela (Anexo 1).
Ilustração 1: Esquema de medições.
Material utilizado:
Picnómetro
Água
Garrafa de esguicho
Balança
Amostra:
Chumbo
Procedimentos:
Primeiro medir cuidadosamente a massa de uma amostra cuja densidade pretende determinar (ma) e registar esse valor. De seguida encher o picnómetro com água e tapa-lo de maneira que o excesso de água escorra pelo capilar. Deve-se ter o cuidado de não deixar bolhas de água aprisionadas dentro do picnómetro, caso isso aconteça, remove-las com um pequeno fio de cobre.
Com um pano enxugar o líquido e limpar bem o picnómetro. Medir a massa do picnómetro com água, juntamente com o sólido ao lado (mb) registando. Introduzir cuidadosamente a amostra dentro do picnómetro e novamente com um pano limpar bem o picnómetro. Medir novamente a massa do picnómetro com a água e com o sólido (mc) anotar o valor. Repetir as operações anteriores mais duas vezes.
Completar a tabela com os dados obtidos e determinar a densidade da substância.
Descrição das observações:
Ilustração 2: Tabela de valores registados e cálculos.
Conclusão: Podemos concluir que a densidade média da nossa amostra é 10,44 g/cm3, o desvio médio é de 0,32 g/cm3, o desvio relativo do erro é 3,07 e o erro relativo é 8,42%. A água, 1g/cm3 a 4ºC influência a densidade da substância.
Determinação da densidade de um líquido
O objectivo desta experiência é determinar a densidade do álcool etílico utilizando o picnómetro. Pretende-se ser o mais rigoroso possível com as medições para que o resultado final se aproxime do valor registado na tabela (Anexo 1).
Ilustração 3: Esquema de medições.
Material utilizado:
Picnómetro
Balança
Água
Amostra:
Álcool etílico