Trabalhos
Nas oficinas realizadas, procuramos plantar uma semente: o prazer de contar histórias. Iniciamos o trabalho com uma dança circular, proporcionando descontração aos participantes. Como ponto de partida foi contada a história Galo, galo, não me calo, de autoria de Silvia Ortoff, que tem como pano de fundo mostrar a má destinação do lixo e a preservação da natureza.
De maneira simples, as técnicas para uma boa narração foram apresentadas aos participantes: desde a escolha da história e sua adequação até a atitude do contador.
Este deve se entregar à contação com o coração, dar calor a narrativa, fazer uso do corpo, do olhar e da voz para cativar o ouvinte. Para exemplificar, foi contada a história O
Pintinho Fofinho, de Teresa Nogueira.
Por fim, uma dinâmica foi proposta: o uso de sucata para a confecção e apresentação de uma história pelo grupo, que se dividiu em equipes para fazer a atividade. O entusiasmo tomou conta de todos e boas histórias foram apresentadas.
Apostilas com o conteúdo da oficina foram distribuídas aos participantes.
Contexto do Projeto
Nessa oficina, buscou-se trabalhar métodos de contar histórias que utilizassem como recursos materiais reciclados, incentivando a integração da arte com a consciência ambiental. Foram mostrados materiais assim confeccionados que são utilizados pela Cia na contação de histórias.
Livros utilizados na montagem da oficina
Machado, Regina: Acordais - Fundamentos Teóricos da Arte de Contar Histórias
Busato, Cleo: Contar e encantar - Pequenos segredos da narrativa
Coelho, Bethy: Contar Histórias – Uma Arte sem Idade
Música utilizada na Dança Circular
Moskouri, Nana: Enas Mythos