socio
A antropologia como todas as outras ciências, tem suas áreas de pesquisa. A antropologia se divide em 5 áreas principais, são elas:
- Antropologia biológica (antropologia física): O homem como ser biológico, procura entender sua evolução, origem.
- Antropologia pré-histórica: Ligada a arqueologia, busca por vestígios. O estudo da origem do homem, à busca de respostas quanto ao que o diferencia de outros seres vivos.
- Antropologia lingüística: E como o ser humano a partir da linguagem com que se comunica permite compreender como pensam, como vive e o que sentem, isto é, sua características psicoafetivas e psicocognativas.
- Antropologia psicológica: Estudo baseado nos comportamentos –conscientes e inconscientes- dos seres humanos.
- Antropologia social (etnologia):
Etnocentrismo como todos estão cansados de saber, é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro, e de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, ou seja, a visão que temos de outros grupos de sociedade através do nosso meio, através do grupo que estamos relacionados.
A antropologia como sendo uma ciência nova, criada a partir do século XVIII, tenta compreender o mundo, ampliar nosso campo de conhecimento e nos ajudar a visualizar o mundo a partir de outros pontos de análise, ver a sociedade de outra forma. Porém, existe um senso comum, um equilíbrio que indica que a sociedade pensa da mesma forma, age da mesma forma, se baseando em religião, costumes, cultura, etc. Como o mundo se modifica e tudo se renova, sempre são criadas novas tribos, novos grupos, gerando conflitos.
A partir desse ponto podemos perceber na sociedade vários tipos de preconceitos, indiferença, discriminação, seja com os negros, com os gays, ou até mesmo relacionado a origem, um exemplo disso é o nazismo, onde um grupo de pessoas se dizia melhores que as outras e por isso podiam até mesmo exterminá-lo por serem superiores.
A antropologia podemos