Motor de comubustão
2860 palavras
12 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISEngenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica
Marcos Vinícius dos Santos Rocha
Primeiro Relatório:
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Belo Horizonte
2013
Marcos Vinícius dos Santos Rocha
Primeiro Relatório:
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Trabalho apresentado à disciplina Laboratório de Sistemas Térmicos do curso de Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Leonardo Vinícius Mendes Pereira
Belo Horizonte
2013
1. Introdução
Entender como funcionam os motores de combustão interna é uma tarefa primordial para o engenheiro mecânico. Da mesma forma, é essencial conhecer suas classificações e seus subsistemas. Isso acontece devido ao fato de tais equipamentos serem largamente empregados para realização de trabalho útil no nosso dia a dia, seja para acionamento de geradores, seja em automóveis ou outros veículos ou quaisquer outras aplicações.
O objetivo deste relatório é fazer uma revisão bibliográfica sobre motores de combustão interna, seus principais ciclos, suas componentes, além de caracterizar o motor de combustão interna utilizado na prática experimental.
2. Classificação dos Motores de Combustão Interna
Os motores acionados a combustão podem ser divididos segundo duas classes quando se leva em consideração a forma como o trabalho mecânico é produzido:
a) À combustão externa: O trabalho é realizado por um fluido intermediário ( ar, hidrogênio, vapor de água ou outro fluido adequado ao processo em questão) que recebe calor proveniente do processo de combustão. Não são o interesse deste relatório.
b) A combustão interna: os produtos da combustão geram o trabalho de acionamento. Nos motores de combustão interna, a transformação da energia resultante da queima ou da explosão de uma mistura de ar-combustível feita no interior de