DENSIDADE VERSUS CONCENTRAÇÃO PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL I
CURSO : ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ASSUNTO: DENSIDADE VERSUS CONCENTRAÇÃO
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
FORTALEZA
MAIO, 2012
Introdução
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias nas quais apresenta-se a divisão entre soluto e solvente. Este é caracterizado por estar no estado liquido, aquele por apresenta-se em estado sólido, em porção menor. Com a união dos dois, formamos uma solução. Porém, uma solução não se restringe só aos estados sólido e líquido, também é possível que um dos estados das substâncias seja o gasoso.
Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica,sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então se definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente.
No experimento realizado na quinta aula prática de Quimica Geral, realizamos o preparo e a padronização de um solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 M. A padronização foi feita por titulação, que consiste em um processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. No caso de tal experimento, pretendeu-se encontrar a concentração real de NaOH (titulante) na solução. Na solução do titulado utilizou-se a substância padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) e o indicador a fenolftaleína.
Procedimento Experimental 1. Materiais :
Balão volumétrico
Balança
Funil
Soluçõs de NaCl 1,00M, 2,00M , 3,00M e de concentração desconhecida
Erlenmeyers
Béquer
Bureta