Relatório de condutimetria
Utilizar adequadamente um condutivímetro; determinar a condutividade de um eletrólito forte (KCl) e de um e de um eletrólito fraco (CH3COOH) a diversas concentrações e calcular o grau de dissociação e a constante de dissociação de eletrólitos fracos.
Teve também por objetivo, inserir a condutividade como um parâmetro para o desenvolvimento de analises titrimétricas.
2- INTRODUÇÃO:
Medidor de condutividade ou condutivímetro é um material de laboratório que permite a medição de condutividade de diversas amostras. O condutivímetro é muito utilizado em medições que necessitem de precisão, o medidor de condutividade tem como vantagem a indicação e compensação automática de temperatura (de 0 °C a 100 °C).
Basicamente, existem três tipos de medidor de condutividade:
Condutivímetro de bancada – Possibilita a medição de condutividade em Siemens por centímetro ou Siemens por metro, sólidos dissolvidos, salinidade ou temperatura de determinada amostra. Este tipo de medidor de condutividade é geralmente utilizado em indústrias eletrônicas, químicas, controle de qualidade de água, formulações ou soluções.
Condutivímetro de Bolso – Material de laboratório utilizado principalmente para controle de qualidade, medição de pureza de águas destiladas, desmineralizada, deionizadas ou osmosificadas tanto em laboratório ou diretamente em instalações industriais. Devido ao tamanho reduzido, este medidor de condutividade pode ser utilizado fora do laboratório, em águas de lavagem de circuitos impressos, controle de água em baterias ou em qualquer indústria que utilize água destilada.
Condutivímetro Portátil – Este tipo de medidor de condutividade pode ser utilizado em campo ou no laboratório. Por apresentar alta precisão, permite a medição de condutividade, sólidos dissolvidos, e temperatura da amostra. Pode ser usado em controle de qualidade de água, soluções ou formulações, processamento de alimentos, cosméticos,