densidade de uma esfera regular
A densidade (ρ) de qualquer substância é definida pela razão da massa pelo volume
Essa grandeza é muito importante na caracterização de muitos materiais. Na Tabela 1 pode-se ver uma lista da densidade de várias substâncias.
O volume é determinado pela estrutura da substância em questão e, no caso de sólidos, determinado pela própria disposição da matéria. O volume de uma esfera é dado pela seguinte expressão:
2. OBJETIVO. Determinar a densidade de um conjunto de esferas sólidas regulares com aplicação da Teoria de Erros1, assim como a familiarização com o uso de instrumentos de medida, limitações e incertezas nos mensurados. Propagação de incertezas e análise dos algarismos significativos.
3 Procedimento Experimental Parte 1
a) Do conjunto de bolinhas o aluno deverá medir o diâmetro de cada bolinha (no mínimo 3 vezes em posições diferentes) com o auxílio do micrômetro (ou paquímetro)
b) Calcular a partir das três colunas associada ao diâmetro o valor médio, o desvio padrão e o desvio padrão no valor médio. Calcule a incerteza padrão e indique também a incerteza percentual do diâmetro médio.
c) Repita o item b para a coluna das massas das esferas. d) Fazer um histograma Frequência x diâmetro das bolinhas e ajustar uma gaussiana (indique claramente seu procedimento).
e) Calcule o volume médio e a sua respectiva incerteza absoluta e percentual. Não esqueça de propagar a incerteza medida.
f) Determinar a densidade da esfera e a sua respectiva incerteza absoluta e percentual. De acordo com valores da literatura qual é o material medido?
Parte 2
Material necessário:
Proveta, água e esferas.
Objetivo:
Determinar experimentalmente o volume e, consequentemente, a densidade da esfera através de outro método.
Procedimento Experimental
1.Inicialmente meça a massa da esfera na balança;
2. Medição do volume:
Encha a proveta até a metade. Registre o volume inicial de água com a proveta apoiada sobre uma