Densidade De esferas metalicas
Esta disciplina tem como objetivo central introduzir o estudante em técnicas de obtenção, tratamento e análise de dados obtidos em experimentos de Física bem como a apresentação dos resultados obtidos através de relatórios.
A Física é considerada uma ciência exata, mas apesar disso todas as medidas possuem um erro ou um desvio do valor real obtido.
Na Física são usados vários tipos de medidas como: (metros, quilômetros por hora, quilo grama, centímetros, etc.). Há dois tipos de medidas às diretas e indiretas, e neste experimento utilizaremos as medidas diretas de uma grandeza que é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o uso de um instrumento de medida como, por exemplo, a medida de um comprimento com uma trena.
Quando obtivermos os resultados das medições e aplicarmos nas formular deveremos estar cientes de que por mais preciso que seja o aparelho utilizado, a medida de uma grandeza será sempre aproximada e não totalmente exata.
Esta limitação remete-se no número de algarismos que usamos para representar as medidas utilizando assim apenas os algarismos que temos certeza de que estão corretos.
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. Neste caso determinaremos a densidade de uma esfera regular, por meio da sua massa e de seu diâmetro.
O volume da esfera é dado por: (V =4/3 X πR3 =1/6 X πD3) sendo, π (constante) R(raio da esfera) e D = 2R (diâmetro da esfera).
OBJETIVOS
Determinar a densidade de três esferas sólidas regulares através de um paquímetro com aplicação da Teoria de Erros. MATERIAS UTILIZADOS
Três esferas metálicas de diferentes tamanhos Balança De Precisão Micrometro PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Deveremos medir três esferas metálicas de diferentes tamanhos 5(cinco) vezes com um Micrometro para obter o