Densidade de Sólidos
1-INTRODUÇÃO
2-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Uma das propriedades que caracteriza uma substância é a sua densidade. Devido a sua importância, e porque os cálculos de densidade são exemplos do uso da análise dimensional, este é o momento ideal para a discussão desta grandeza. A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou, simplesmente, massa por unidade de volume. A densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa do objeto por seu volume. (RUSSELL, 1994)
A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. ( PAOLI, 2004)
As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico, g/cm3, unidades derivadas SI. (Lembre-se de que por causada equivalência do mililitro e do centímetro cúbico, a unidade gramas por mililitro, g/ml, embora não pertencente às unidades SI, equivale exatamente a gramas por centímetro cúbico.). (RUSSEL, 1994)
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções. ( PAOLI, 2004)
No mar morto a água salgada é ligeiramente salgada mais pesada que a água doce, já que contem minerais dissolvidos. Portanto é mais fácil flutuar na água salgada do que na água doce. O mar morto, localizado no oriente médio, é lago enorme formado pela água com maior teor de sal do planeta. No mar morto a densidade da água salgada é muito grande e a pessoa flutua sem nenhum esforço físico.( DAGORTT, FORLIN, 2009)
Não