trabalho de arte
Produção de texto
Qual a relação entre Arte e Educação?
Como separar a arte da educação se é através do pensamento estético e da reflexão no fazer artístico que o indivíduo se descobre sujeito de sua própria aprendizagem?
Assim, como afirmam os PCNs de Arte,
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
(Brasil, 1997, p. 20)
A arte possibilita o desenvolvimento de novos saberes, permite o aprimoramento da relação do indivíduo com o mundo e é neste processo que ele educa-se, mediatizado por momentos de expressão e fruição.
Conhecer, apreciar e produzir arte possibilitam a ampliação e o descobrimento de novas habilidades e capacidades, o que viabiliza a construção de saberes ligados às demais práticas escolares, como a leitura e a escrita. Cabe ao professor e às suas práticas e metodologias dar ênfase na importância da arte na sociedade e no cotidiano de seus alunos. Se o ensino de arte na escola não tiver ligação com a realidade e com as referências pessoais dos alunos, não tem função e torna-se apenas momento de diversão entre as demais disciplinas. Embora, não é pelo motivo de ser assunto e objeto de estudo que deve ser chato, cansativo e fora do contexto.
A educação torna-se mais eficiente quando discute códigos culturais da realidade dos indivíduos, de sua regionalidade, de sua nacionalidade, fazendo assim com que se vejam participantes de processos artísticos e culturais. “ O papel da arte na educação é grandemente afetado pelo modo como o professor e o aluno vêem o papel da arte fora da escola… (…)A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção, etc., mas tem