Densidade de líquidos
Física Geral e Experimental 1
DENSIDADE DE LÍQUIDOS
Sorocaba/SP
2012
1. Introdução Teórica. A densidade (D) é um parâmetro macroscópico que exprime a quantidade de massa (m, dado em gramas) contida por unidade de volume (V, dado em cm³) em cada material ou substância. Comumente a sua unidade de representação é grama por centímetro cúbico. [pic]
2. Objetivo da Experiência. Determinar a densidade de alguns líquidos usando a balança semi-analítica e proveta graduada através de método gráfico.
3. Material Utilizado. Proveta graduada, balança semi-analítica, papel gráfico, líquidos: água, álcool e glicerina.
4. Procedimento Experimental. - Preencher a proveta graduada com volumes conhecidos dos líquidos, por exemplo: 20ml, 60ml, 100ml, 140ml, 180ml e pesar cada um deles na balança semi-analítica (não tarar a proveta). Realizar este procedimento para cada um dos líquidos. - Construir um gráfico para cada um dos líquidos relacionando no eixo das abscissas o volume e no eixo das ordenadas a massa em software para gráficos (Ex. Excel). - Traçar a melhor curva (reta) que se adapta aos pontos experimentais e mostrar a equação da reta. - Considerando esta reta obtida do tipo y = ax+b, o que significa o parâmetro a e a que valor ele pode ser correlacionado e o que significa o parâmetro b?. - Estimar os erros cometidos na leitura dos volumes na proveta e a das massas pesada nas balanças. Através destes estime o erro total cometido no valor da densidade considerando a propagação de erros na divisão:
[pic]
(Desprezar o erro cometido no ajuste da curva e usar um valor qualquer de massa e volume do gráfico para m e V respectivamente) - Comparar os valores obtidos com os valores publicados na literatura.
5. Resultados Obtidos.
5.1. Água
Tabela 1 – Medidas a partir da Água.
|Medidas |Volume