Densidade de Líquidos
Densidade dos Líquidos.
Objetivos:
Ao final deste experimento o aluno deverá:
Determinar a densidade de líquidos de forma direta e indireta;
Determinar a densidade de líquidos através da lei de Stevin. Introdução teórica:
Em nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos interesse em desvendá-las. Em 19 de novembro de 2002 ocorreu uma catástrofe ambiental onde o navio Prestige de bandeira das Bahamas, partiu-se ao meio provocando uma das maiores catástrofes ecológicas já vistas. O navio carregava 77 mil toneladas de óleo, e foi avariado a 250 km da costa espanhola - Galícia, com um rombo de 10 metros no casco, abaixo da linha de flutuação. Estima-se que cerca de 10 mil toneladas de óleo vazaram e mais de 295km da costa e 90 praias foram contaminadas.
Quando um navio deixa vazar petróleo, causa grandes danos à natureza. Isso porque o petróleo não afunda. Ele flutua na água não permitindo a passagem de luz essencial para a vida marinha.
Mas você já se perguntou por que o petróleo/óleo fica na superfície da água?
Este exemplo mostra o que é a densidade. No primeiro exemplo, a água é mais densa do que o óleo. Então o que tem maior densidade fica no fundo.
Todo material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³). O que é mais denso (ter maior massa em um determinado volume) ou menos denso (ter menor massa em um determinado volume).
Sua fórmula é:
Aparelho utilizado:
Sistema de vasos comunicantes: Fabricante: Cidepe Modelo: EQ048
Balança digital:
Fabricante: Filizola