Densidade das soluções aquosas de açucar e agua
A densidade ou massa volumétrica é a razão da massa do soluto pelo volume do solvente. O que esta sendo dissolvido chama-se de soluto e o que se está sendo usado para dissolver o soluto é chamado de solvente. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico(kg/m³).
A partir do soluto, é possível saber qual o nível de saturação da substância (solvente). O soluto adicionado ao solvente torna-se uma solução. Quando juntamos açúcar á água, ele não desaparece, apenas não o vemos, ele fica dissolvido na água. O açúcar chamamos de soluto, e á água de solvente.
As soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, constituindo uma só fase. Podem existir em qualquer dos estados físicos da matéria.
Uma solução obtém-se a partir da dissolução do soluto (fase dispersa) no solvente (fase dispersante).
Soluto + Solvente = solução
A grande maioria das soluções existe no estado líquido, sendo as mais comuns as soluções aquosas, onde o solvente é a água, e as soluções alcoólicas quando se utiliza etanol.
As quantidades de soluto e de solvente existente numa dada solução podem relacionar-se entre si através da grandeza física, a concentração. A concentração maior ou molaridade, também permite estabelecer uma relação entre os constituintes de uma solução.
De acordo com a sua concentração, as soluções podem ser classificadas como: diluídas, concentradas e saturadas. Quanto maior for a quantidade de soluto presente num dado volume de solução, maior é a sua concentração.
Objetivo
Medir e determinar a densidade das soluções aquosa de açúcar (C6H12O6)em água destilada aplicando tratamento de dados experimentais através de tabelas, gráficos e erros de medidas efetuadas.
Parte Experimental.
Reagentes e Materiais:
Foram utilizados para esta experiência: * Açúcar e água deionizada como reagentes.
Vidrarias e materiais utilizados: * Balança analítica; * Béquer de 100ml e