Relatório de aulas práticas de química básico
Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
Relatórios de Aulas Práticas de Química Básica
Passo Fundo
Junho de 2009
Relatório Um
1. Introdução
Aula prática de Soluções. Foram realizados procedimentos para o preparo de diferentes soluções, com conhecimento de diferentes métodos, e padronização de soluções. Vidrarias necessárias e adequadas, e cálculo de massa das substâncias envolvidas.
2. Objetivo
Preparar soluções de Cloreto de Sódio, Hidróxido de Sódio, solução padrão de Bifitalato de Potássio, fazer a padronização da solução de Hidróxido de Sódio.
3. Material e Métodos
Foram usados dois métodos de obtenção de soluções, o Método Direto, onde se utiliza uma substância primária padrão, e o Método Indireto, onde o soluto não é uma substância primária padrão. Foram seguidos alguns procedimentos simples, com diferentes vidrarias.
4. Procedimentos
Preparação da solução de cloreto de potássio (soluto), para um volume de 100 ml, no caso o solvente utilizado foi água destilada, com uma concentração de 8% m/v: - Calcular a massa necessária para preparar a solução; (C=100-(8/100), C= 8g) - Medir a massa calculada; - Num copo de Becker, dissolver inicialmente o soluto em alguns mililitros de água. Após, transferir este conteúdo para o balão volumétrico (capacidade100ml). Enxaguar o copo de béquer com água destilada e, transferir novamente o conteúdo para o balão. Acertar o menisco e adicionar a solução obtida. Após transferir a solução para um frasco adequado limpo e rotulado;
Preparação de hidróxido de sódio 0,1mol/L para 100 ml de solução: - Calcular a massa de hidróxido de sódio necessária para preparar 100 ml de solução 0,1 mol/L; (1mol/L=40g, logo, 0,1mol/L=4g, assim, 0,1mol/100 ml=0,4g) - Pesar a massa calculada diretamente num béquer, utilizando balança semi-analítica. Usar espátula de porcelana; - Dissolver a massa pesada no mínimo