vidrarias de laboratório quimico
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 PARTE EXPERIMENTAL 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5 CONCLUSÃO 7
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
RESUMO
O presente relatório refere-se às aulas práticas em laboratório de química, cujo objetivo é o reconhecimento, função, fórmula molecular e cálculos de massa molar dos instrumentos e reagentes básicos que possivelmente serão utilizados durante experimentos futuros.
Com todos os equipamentos e reagentes de laboratório químico, disponibilizados nas bancadas e a turma divida em grupos, fez-se a avaliação do conhecimento dos alunos obtido em aula teórica, sobre o nome, utilização, fórmula molecular e o total da massa molar dos mesmos. Constatou que grande parte da turma soube descrever o nome, a função, fórmula e os resultados dos cálculos de cada tendo um grande êxito.
1 INTRODUÇÃO
Considerando que os princípios da química originam-se do experimento, e por saber que existe certo risco de acidentes associados ao uso de laboratórios, é fundamental conhecer a função de cada equipamento e reagentes a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.
A escolha de um determinado equipamento depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro, porcelana, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar suas limitações físicas e químicas.
Do mesmo modo, devemos ter conhecimento dos reagentes, por que eles podem ser substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes e inflamáveis.
Além disso, conhecer o nome, forma molecular e massa molar, é de suma importância porque assim saberemos a quantidade de átomos de cada elemento presente no agregado atômico da substância.
Portanto, a execução de