Vidrarias, equipamentos em laboratório químico
CHIMENA PAULA RAMOS RODRIGUES
VIDRARIAS, EQUIPAMENTOS EM LABORATÓRIO QUÍMICO
PROFESSORA: LÓIDE DAUDT
MARABÁ-PA
2012
INTRODUÇÃO Neste trabalho falaremos sobre vidrarias e equipamentos diversos dentro de um laboratório químico que são de suma importância para qualquer tipo de processo industrial químico.
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL ELEMENTAR DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA I - Objetivos: • Conhecer o material elementar de um laboratório de química. • Realizar operações elementares observadas em vídeo e demonstradas pelo professor. II – Procedimento Experimental
1. Tubo de Ensaio: Empregado para reações em pequena escala, principalmente testes de reação. Com cuidado pode ser aquecido diretamente na chama.
2. Copo de Becker ou Béquer: Apropriado para reações, dissolução de substâncias,Precipitações e aquecimento de líquidos. Para levá-lo ao fogo, use tripé com proteção da tela de amianto.
3. Erlenmeyer: Utilizado em titulação, aquecimento de líquidos, reações de precipitação etc.
4. Balão de Fundo Chato: Usado para aquecimentos, reações que desprendam gases e armazenamento de líquidos.
5. Balão de Fundo Redondo: Usado para aquecimento de líquidos e reações com desprendimento de gases.
6. Balão de destilação: Usado em destilações. Possui saída lateral para a condensação dos vapores.
7. Proveta ou Cilindro Graduado: Mede e transfere volumes de líquido. Não oferece grande precisão. Nunca deve ser aquecida.
8. Pipeta Volumétrica: Para medir com exatidão volumes fixos de líquidos.
9. Pipeta Graduada: Usada para medir volumes variáveis de líquidos.
10. Funil de Vidro: Usado em transferências de líquidos e em filtrações de laboratório.O funil com colo longo e estrias é chamado de funil