Sociologia
No início dos tempos, quando começaram a se formar as primeiras aglomerações de pessoas, percebeu-se a importância da criação de um sistema que fosse capaz de organizar a sociedade. Essa idéia de organização surgiu após observações feitas por indivíduos considerados intelectuais perante a sociedade. Esse método de organização seria a sociologia.
1. SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Relacionando os textos propostos, observamos que eles se complementam. A fim de nos explicitar o que é sociologia.
Tudo começa com o surgimento da burguesia.
Ela por sua vez desempenhou um papel muito importante, destruindo qualquer relação feudal ou ate mesmo patriarcal. Os burgueses fizeram da dignidade pessoal um mero valor de troca e no lugar dos diferentes tipos de liberdade, implantaram a liberdade de comércio sem cautela alguma. Estes fatos desencadearam o processo capitalista.
Em um contexto de revoluções o capitalismo se consolidava de maneira inesperada.
Uma nova forma de viver, a destruição de instituições e costumes, a formação do proletariado...
Diante de tais fatos, a sociedade busca uma forma de se organizar de maneira a inserir-se nos moldes capitalistas. Aí então é implantada a divisão social do trabalho, uma condição previa característica do modelo capitalista. Cada individuo não tem todas as profissões necessárias para satisfazer as suas múltiplas necessidades (alimentação, vestuário, meios de produção, habitação...), uma vez que ele possui apenas uma profissão, só consegue se manter, se puder simultaneamente adquirir os produtos do trabalho de outrem. Como nessa sociedade cada individuo tem uma profissão particular, todos dependem uns dos outros. A fim de estudar todo o comportamento da sociedade, compreender as diferentes culturas, a sociologia começa a se mostrar um marco importantíssimo na historia e a se desenvolver com o decorrer do tempo. Percebemos então que a sociologia não surge apenas para