Demosntração de fluxo de caixa
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WILLIAM SANTOS DA SILVA
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
SÃO PAULO
2011
william santos da silva
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da FACEPD Faculdade Escola Paulisra de Direito, para a disciplina: Contabilidade Estratégica
Orientador: Prof°. Silvio Levada
São Paulo
2011
Demonstração de Fluxo de Caixa
Discutido durante muitos anos, a obrigatoriedade da DFC, finalmente foi confirmada com a Lei 11.638 de 28/12/2007. Agora todas as empresas de capital aberto, ou sociedades anônimas com Patrimônio Líquido superior a R$ 2.000.000,00, estão obrigadas a apresentação da Demonstração de Fluxo de Caixa, apartir de 01/01/2008, tornando a DFC mais um importante relatório para a tomada de decisões.
O que é uma Demonstração do Fluxo de Caixa?
O fluxo de caixa é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões. Representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período, contendo informações sobre a vida financeira da empresa. Através dele, obtêm-se as informações sobre o estado de liquidez da empresa; como utilizar seus recursos por um determinado período; se há capacidade da empresa aplicar recursos e/ou se há necessidade de buscar um empréstimo.
IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)
De forma condensada, a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
A DFC propicia ao gerente financeiro a elaboração de melhor planejamento financeiro.