ATIVIDADES DE ATPS
EXERCÍCIOS - CAPÍTULOS 11 E 12
1. Nas linhas, como deve ser a estruturação da DMPL.
R: A Estruturação da Demonstração deve der feita de forma que evidencie,o mais claramente possível,cda conta principal que compõe o Patrimonio líquido da entidade,nas colunas, e, os eventos que fieram que houvesse movimentação para ou entre as contas assim dispostas,nas linhas.
Assim, basicamente:
a) Indica-se uma coluna para cada conta do patrimônio liquido (no que se refere ás reservas,indicando o grupo de reservas,a que pertence). Se houver a conta dedutiva ‘’ capital a realiar’’, deve ser subtraída da contacapital social e utilizada a remanescente conta de capital realizado;
b) Nas linhas, indicam-se os principais eventos que proporcionam movimentação nas contas inseridas nas colunas;
c) Em seguida,efetuam-se as adições e/ou subtrações de acordfo com as movimentações.
2. As companhias de capital aberto devem publicar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e, nela deve ser incluída a de Lucros ou Prejuízos Acumulados, mas qual a mais abrangente e global? E o que visa?
3. R: considera-se que a mais abrangente e globalé a DMPL,que visa evidenciar a posição inicial, as movimentações e a posição final de todas as contas do patrimônio líquido.
3. Segundo a NBC T 3.4.1 qual o conceito de DLPA.
4. R: a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados é a demonstração contábil destinada evidenciar, num determinado período, as mutações nos resultados acumulados da Entidade.
4. Segundo a NBC T 3.5.1 qual o conceito de DMPL
5. R: A demonstração das mutações do patrimônio liquido é a demosntração contábil destinada a evidenciar ; num determinado período. A movimentação das contas que integram o patrimônio da Entidade.
5. A DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa entrou no lugar de qual demonstração após a Lei 11.638/2007?
R: Em lugar da DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos).
6. São fluxos