Demostraçao do resultado do exercicio
A DRE, como o próprio nome já evidencia, tem a função primordial de apresentar a situação econômica de uma instituição, seja lucro ou prejuízo. Trata-se de um relatório contábil apurado de forma vertical, no qual são ralizadas todas as deduções pertinentes sobre as vendas brutas da empresa. Para uma melhor entendimento desta demosntração, seguem abaixo os grupos que a compõe:
RECEITAS OPERACIONAL BRUTAL
Representam vendas totais (brutas) de uma empresa, incluindo todos os impostos incidentes e abatimentos concedidods, deduções estas que estão discriminadas em grupos separados. Classificam-se como: vendas de mercadorias e vendas de serviços.
DEDUÇÃO DA RECEITA OPERACIONAL BRUTA
São valores que irão reduzir a venda bruta, para se chegar à chamada: receita operacional líquida. Estas deduções são conhecidas como: * Vendas Canceladas: Corresponde a anulação total ou parcial de vendas de mercadorias ou serviços realizadas. * Abatimentos: São também conhecidos como descontos incondicionais e significam abatimentos que uma mercadoria ou serviço sofre no seu preço de vendad devido a defeitos, problemas na qualidade etc. * Impostos incidentes sobre as vendas: São valores que a empresa está obrigada a recolher ao fisco sobre as suas vendas brutas, reduzindo assim o seu valor.
CUSTOS OPERACIONAIS
Estes valores estão diretamente relacionados aos estoques das empresas, pois representa a baixa efetuada nos estoques por vendas realizadas no período. Serão classificados de acordo com cada atividade da empresa.
FLUXO DE CAIXA
É uma demonstração da contabilidade que expôe fluxos estritamente financeiros e de fácil entendimento. Trata-se de um relatório que propicia ao usuário da informação contábil condições de avaliar a capacidade da empresa na geração de caixa futuro e de fazer frente às suas obrigações. O demonstrativo de fluxo de caixa passou a ser requerido como peça complementar das demonstrações financeiras para