demonstração de fluxo de caixa
INTRODUÇÃO
O sistema empresarial pode ser comprado ao corpo humano, onde uma série de subsistemas exercem atividades fundamentais para sua sobrevivência. No caso do sistema empresarial, o fluxo de dinheiro pode ser comparado ao fluxo do sangue no corpo humano. O sangue percorre todo o corpo levando nutrientes que ajudam a mantê-lo em funcionamento, e nas atividades empresarial, é o dinheiro que supre as necessidades básicas da empresa, permitindo que ela continue em funcionamento. Por tanto, controlar os recursos financeiros nos parece ser fundamental importância para que possamos manter a saúde de nossos empreendimentos, e o fluxo de caixa, nesse caso, é a ferramenta adequada a esse controle, e vem ganhando destaque como instrumento de apoio nas decisões da área financeira.
Nas atividades empresariais, o planejamento financeiro é fundamental na medida em que possibilita a adequada aplicação dos recursos em situação em que há excedentes de caixa, como também, a programação de captação de recursos em casos de insuficiência de caixa. No planejamento financeiro, a Demonstração de Fluxo de Caixa evidencia o comportamento das entradas de recursos frente aos desembolsos, de modo a proporcionar análises importantes sobre o comportamento de entidade, no que se refere à saúde financeira, como consequência de sua capacidade de geração de caixa.
O estudo da Demonstração de Fluxo de Caixa foi subdivido em finalidade, tipos, modelos, fatos contábeis e procedimentos para sua elaboração.
Finalidade
É um relatório que tem por finalidade apoiar a gerência financeira da empresa especialmente no planejamento de curto prazo.
A importância do fluxo de caixa acentua-se na medida em que a preocupação da área financeira já não se atém aos resultados obtidos por políticas isoladas de vendas, compras, produção etc., mas abrange um planejamento global (orçamento) no qual as perspectivas da empresa para um determinado período (ano, semestre,