Demografia Economica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Demografia Econômica
Prof. Ronan Eustáquio Borges
Alunos:
Matutino: Daniel Henrique Alves Reis Matricula: 134571
Noturno: Orsi Diogo Guimarães Matricula: 134586
Davi Durante Vieira Matricula: 123593
Leandro Marques da Silva Matricula: 134580
Andre Franca Corrêa Matricula: 130087
Crescimento populacional mundial: fatos e mitos
E com base em teorias populacionais e em opiniões apresentadas por entrevistados que as linhas a seguir tentam explicar com cunho acadêmico e com variados pontos de vista, o que de fato e verdade e o que venha a ser mentira na temática do Crescimento populacional mundial.
E a partir do final do século XVII e inicio do século XVIII, que ocorre uma intensificação na dinâmica populacional de modo à apresentar taxas constantes e positivas de crescimento. Observa-se a partir de então um aumento no numero de habitantes no mundo, decorrente do crescimento vegetativo, que e representado como a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo essa razão expressa em termos percentuais.
Números demonstram que o crescimento populacional vem desacelerando gradativamente nas ultimas décadas, por exemplo, em 1980 a taxa média de crescimento mundial estava em 2,1% ao ano, de modo no ultimo relatório desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), este numero caiu para 1,3% ao ano. Este mesmo relatório aponta também divergências observadas ao se analisar às diferentes regiões do planeta. Sendo que as maiores taxas são verificadas em pais que se encontram em desenvolvimento, enquanto que em pais ricos, essa taxa não ultrapassa os 0,3% ao ano. As menores taxas são observadas no continente europeu, países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra. Enquanto que as maiores taxas de desenvolvimento populacional são