Democracia - Robert A. Dahl
É possível determinar a democracia como um conceito pronto e acabado, facilmente identificado no mundo moderno?
Não é possível determinar a democracia como um texto pronto e acabado, e nem identificá-la facilmente no mundo moderno. Conforme entendimento do cientista político Robert A. Dahl a Democracia já pode ter existido e desaparecido por diversas vezes na história, até mesmo em pequenas tribos. Afirma ter diversas incertezas até mesmo do que acredita ser democracia, pela grande complexidade que rodeia este tema.
O cientista político, entende que boa parte da democracia foi criada pela junção de idéias e práticas democráticas, acredita que a democracia foi inventada mais de uma vez, em mais de um local, pressupõe que a democracia foi inventada e reinventada de maneira autônoma sempre que existia as condições adequadas, acredita, ainda, que essas condições adequadas existiram em diferentes épocas e em lugares diferentes, um exemplo é que devido a condições favoráveis é provável que tenha existido formas de democracia em governos tribais muito antes da história registrada. Entende que é um impulso para a participação democrática desenvolve-se a partir do que poderíamos chamar de lógica da igualdade.
Cita a Grécia como a principal formadora da democracis, afirma que provavelmente os atenienses - que cunharam o termo demokratia: demos, o povo, e kratos, governar.
Segundo Robert A. Dahl, “Entre as democracias gregas, a de Atenas era de longe a mais importante, a mais conhecida na época e, ainda hoje, de incomparável influência na filosofia política, muitas vezes considerada um exemplo primordial de participação dos cidadãos ou, como diriam alguns, era uma democracia participante.(...) Assim, as instituições políticas da Grécia, por mais inovadoras que tenham sido em sua época, foram ignoradas ou mesmo claramente rejeitadas durante o desenvolvimento da moderna democracia representativa.”
Diante do exposto