Nome
R.A. : 21508528
Turma: C
Texto: DAHL, Robert. “Que instituições políticas requer a democracia em larga escala?” Em Sobre a democracia. Brasília: UnB, 2001. Pp. 97-113.
O texto apresenta como forma de determinar as instituições políticas necessárias à democracia examinar a história e encontrar os países que de uma forma ou de outra ampliaram a participação popular na política. Poderíamos, também, analisar os países considerados democrático pela maioria de seu povo, e dos povos de outros países ou criar um país hipotético para analisar uma forma viável de atingir seus princípios democráticos. (DAHL, 2001, pág. 98).
Segundo o texto para que haja democracia em larga escala é necessária a existência de seis fatores(instituições democráticas): eleições justas; funcionários eleitos (pelos cidadãos e por uma eleição justa); liberdade de expressão (direito de se expressar sem sofrer punições); diversidade das fontes de informação; cidadania inclusiva (votar, ser votado, ter acesso aos seus direitos e cumprir os seus deveres); e autonomia para as associações (liberdade para formar partidos políticos e grupos de interesse). (DAHL, 2001, pág. 99-100).
O texto faz uma análise histórica das sociedade democráticas e do conceito de democracia através do tempo, do século XIII até a atualidade. Por vários séculos a cidadania era restrita a minorias (minoria formada por homens, mas não todos). No século XX estende-se, com exceções o direito de se envolver nas decisões políticas a todos os residentes adultos de um país. (DAHL, 2001, pág. 102).
A atual democracia nunca havia existido na história, por isso foi necessário criar um novo nome para ela: poliarquia. Poliarquia, do grego, significa o governo de muitos. Este é o sistema político onde podem ser encontrados todas as seis instituições democráticas mencionadas acima. (DAHL, 2001, pág. 104). O texto ressalta que essas instituições democráticas são necessárias para um país democrático, democracia em