Empirismo
1.Sobre John Locke, sabemos que é considerado o protagonista do empirismo, a teoria normalmente chamada da "Tabula rasa" (lousa em branco). Esta teoria afirma que todas as pessoas começam aprendem pela experiência, pela tentativa e erro. Sobre essa teoria assinale a alternativa correta.
A) O homem já nasce com um conhecimento prévio.
B) Não somos influenciados pelo meio em que vivemos.
C) Já nascemos predestinados a ser o que somos.
D) O individuo é um produto do meio que vive.
2. John Locke é um pensador que nos proporciona uma teoria do conhecimento bastante interessante e diversa de Descartes o Empirismo que na Europa do século XVII, estava crescendo cada vez mais. Locke assume o Empirismo como forma válida de atingir o conhecimento. Para ele, o Empirismo é o fundamento de como aprendemos o que sabemos. Os nossos conhecimentos (idéias) derivam da experiência. Julgue os itens Para John Locke, filósofo político inglês, os direitos naturais do homem eram A)Família, propriedade e religião.
B)Propriedade, servidão e família
C)Vida, liberdade e propriedade.
D)Liberdade, fé e propriedade.
3. Podemos DEFINIR o empirismo como a concepção filosófica que:
(A) desvaloriza o conhecimento sensível, especialmente os sentidos externos, e atribui às ideias todo o valor do conhecimento.
(B) afirma que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá o conhecimento.
(C) baseia-se nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, a razão.
(D) vê o conhecimento proveniente dos sentidos, o que significa que ele tem origem na experiência e nas sensações.
4. Francis Bacon inicia seu trabalho pela denúncia dos preconceitos e das noções falsas que dificulta a apreensão da realidade, aos quais chama de ídolos. Em qual questão está o verdadeiro fundamento dos ídolos da tribo de Bacon?
A) Está fundado no próprio experimento da ciência,