DEMOCRACIA WEBER E DAHL
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CONCEITO DE DEMOCRACIA SOB AS VISÕES DE MAX WEBER E ROBERT DAHL
Maria Isabela da Silva Queiroz
NATAL, 07 DE JUNHO DE 2015
O termo "democracia" teve origem na Grécia Antiga e era definida como o "governo do povo" (demo=povo; kracia=governo), ideia que se contrapunha ao "governo de poucos", como a Tirania. A forma de democracia implantada em Atenas é diferente da democracia atual, nessa cidade-estado, nem todos participavam da política, esta era restrita aos homens, maiores de 21 anos e filhos de pais e mães atenienses. Hodiernamente, esse tipo de governo possui duas formas de expressão, a direta e a indireta. Na primeira, a menos comum, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Na segunda, conhecida como democracia representativa, mais popular, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores etc) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. É a democracia representativa que nos deteremos nesse trabalho.Diversos estudos já foram feitos sobre esse tipo de governo, dentre eles, destacaremos os trabalhos de Max Weber e Robert Dahl.
1. A DEMOCRACIA PARA MAX WEBER: Weber não acreditava na ideologia democrática. Para ele, a participação da população na democracia se limitava ao sufrágio universal, ou seja, servia apenas para legitimar o poder do governante, não sendo necessário, a este, atuar em favor das massas depois de eleito. Dessa forma, pode-se dizer que a democracia weberiana equivalia a um mero procedimento de legitimação de lideranças pelo voto e por aí limitava-se sua abrangência.
O autor diferencia a política em duas acepções, uma ampla e a outra restrita. Na primeira, a política seria qualquer tipo de liderança, já