Democracia grega X democracia brasileira
Democracia é uma forma de governar um país, que significa dar poder ao povo para participar da vida política do país.
Em Atenas democracia era representada apenas pelo nome, porque na realidade não era assim que acontecia.
O direito político grego poderia ocorrer somente para uma pequena parte da população, ou seja, homens adultos filhos de pais e mães atenienses tinham direito de participar das assembleias do povo que aprovavam ou reprovavam os projetos das cidades. Mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Criaram também o ostracismo, que consistia em expulsar da cidade por 10 anos qualquer pessoa que representasse uma ameaça à democracia.
Já no Brasil, todos os cidadãos que nasceram em solo Brasileiros, ou que nasceram no estrangeiro e se naturalizaram, tem o direito de votar, sendo homens, mulheres ou analfabetos acima de 18 anos. Todos tem direitos básicos como: Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, alimentação, liberdade de expressão e de crença, e seguindo sempre as leis estabelecidas pela nação. Se de um lado temos direitos, do outro temos os deveres como: votar para escolher nossos governantes; cumprir as leis; respeitar os direitos sociais de outras pessoas; colaborar com as autoridades; proteger nossos semelhantes, a natureza, o patrimônio público e social do país, para garantir a todos a convivência harmônica.
Há uma grande semelhança entre os dois países Brasil e Atenas, porque a maioria da população possuem baixa renda, e o poder é distribuído nas mãos de poucos. Muitos dos direitos e dos deveres não são garantidos e nem cumpridos tanto pela população como também pelos governantes.