Democracia e Sociedade
Introdução
Definição temática em nível histórico, filosófico e político:
O final do “ciclo autoritário”/ “modernização”-
O exigível tema da Democracia.
“O ciclo autoritário sob cuja égide a sociedade brasileira conheceu profundas transformações, designadas usualmente com o termo abrangente e ambíguo de ‘modernização’, toca aparentemente seu fim. Nesse momento a questão da democracia torna-se um tema privilegiado de reflexão para quem quer que se preocupe com o destino político do Brasil.”
Polos de interpretação:
De um lado, a afirmação da democracia como ideal; de outro, a necessidade histórica, para o Brasil de hoje, de enfrentar mais uma vez o desafio da construção democrática.
Obras e suportes teóricos sobre o tema da Democracia Obras de Sociologia e de Filosofia Política publicadas entre 1984 e 1985. Obras de vanguarda diante da situação política e da censura brasileira.
Entre as contribuições a que a elucidação da questão da democracia deu origem recentemente entre nós, convém assinalar desde já duas de primeira importância: a pesquisa, em vias de publicação, orientada por Hélio Jaguaribe no Instituto de Estudos Políticos e Sociais do Rio de Janeiro, e que leva o título "Brasil, sociedade democrática", e o pequeno grande livro de Denis Rosenfield A questão da democracia (col. "Qual é", São Paulo, Brasiliense, 1984).
Os polos políticos
“Ideal democrático e democracia real”:
Filosofia política e técnica política. Polos de atração histórica
“É lícito pensar que a filosofia política e a política como arte se constituíram, desde as origens gregas de nossa civilização, submetidas à atração respectiva desses dois polos.”
Possibilidades de efetivação:
A lei deve prevalecer sobre o “arbítrio despótico”.
A lei se manifesta como exercício da razão política.
“Somente quando o arbítrio despótico cede lugar à soberania da lei no governo da cidade, torna-se possível o exercício da razão política, seja como