tese
Professora: Julia Fernandes
Orientações Atividade Supervisionada
A atividade supervisionada é um trabalho que contempla a escrita de um texto dissertativo que deve ser desenvolvido individualmente atendendo aos seguintes critérios:
Atender à temática do trabalho de forma coerente à proposta.
Uso da norma culta da língua.
Escrita clara, coesa e coerente.
Caso sejam utilizados textos de referência para elaboração do presente trabalho poderão ser feitas citações entre aspas de pequenos trechos, devendo ser indicada a referência.
O texto deve conter de 20 a 30 linhas em forma de dissertação.
O trabalho deverá ser digitado de acordo com as orientações que constam na Rota de Aprendizagem da atividade supervisionada.
Cópias literais da internet serão desconsideradas e o aluno não receberá nota pelo trabalho.
O tema escolhido para este trabalho é Democracia brasileira x democracia ateniense. 1. Leia o texto abaixo que servirá como base para pesquisa e compreensão do tema.
Texto 1: O caminho da democracia
A partir de 508 a.C., o político Clístenes promoveu uma série de reformas populares que asseguravam a soberania do povo no governo da cidade; nascia assim a democracia ateniense. A palavra democracia é a junção de demos (povo) e kratos
(poder), isto é, poder do povo.
Clístenes também criou o ostracismo, que consistia em expulsar da cidade por
10 anos qualquer pessoa que representasse uma ameaça à democracia. No entanto, a democracia ateniense não era para todos. Os escravizados, as mulheres e os estrangeiros não eram considerados cidadãos e, portanto, não tinham o direito de participar da política. Apenas uma pequena parte da população masculina adulta, filhos de pais e mães atenienses, constituía o grupo dos cidadãos. Esse grupo de cidadãos podia participar da Assembleia do Povo (eclésia), que aprovava ou rejeitava projetos para a cidade.
A democracia ateniense era,