orientação farmaceutica
Nome da Revista (cujo regulamento será seguido):
Arquivos de Ciências e da Saúde da UNIPAR
Site: http://revistas.unipar.br/saude/article/view/3198
RESUMO
No Brasil a doença mais prevalente é a hipertensão arterial, sendo a maior causa de óbito em indivíduos Idosos. Uma das formas de minimizar este risco esta relacionada a orientação farmacêutica, que está associada com uma mudança de estilo de vida dos pacientes.
Um dos programas nacionais de prevenção e acompanhamento para hipertensão nos municípios brasileiros é o HIPERDIA (Hipertensão e Diabetes), que registrou através dos dados do SIAB (DATASUS) 2013 no Município de Perobal 891 hipertensos inscritos sendo percentual de 14,65% da população total. Desses hipertensos 720 são idosos acima de >60 anos de idade que são inscritos no município. (Fonte: SIAB (Sistema de Informações de Atenção Básica).
Considerando que o tratamento e a prevenção podem ser melhorados através da orientação farmacêutica este trabalho tem como objetivo otimizar o tratamento farmacológico neste município. o Trabalho será realizado através da aplicação de um questionário para coleta de dados com posterior orientação farmacêutica sobre o uso de medicamentos.
A finalidade desse trabalho é orientar do modo correto de usar os medicamentos em prevenção de problemas relacionados ao uso dos medicamentos dos pacientes idoso acompanhados pelo centro de saúde de Perobal, através de questionários para avaliar o modo de utilização e através de palestras orientá-los.
Palavras Chaves: Idosos, Hipertensão Arterial, Orientação Farmacêutica, Anti-Hipertensivos.
Hipótese
Considerando que idoso que faz uso de Politerapia, a utilização está relacionada com seu bem estar, caso se sinta bem para de utilizar, caso se sintam mal duplicam sua dose, assim contrariando a lógica terapêutica.
Benefícios
Os