Demanda
Ao mercado cabe a função de satisfazer essas necessidades,de criar subsídios através das estratégias de marketing,para que um produto ou serviço ganhe credibilidade e passe a integrar o cotidiano do consumidor.
O consumidor é quem determina a demanda e as mesmas são classificadas em:
Demanda negativa - Quando os pontos negativos de um produto são mais visados do que os benefícios que ele pode oferecer.
Ex:Plano funerário- para uns é sinônimo de conforto mas para uma grande parcela da população isso é “atrair a morte´.Neste caso,o marketing,visa valorizar os benefícios do produto.
Demanda inexistente – Quando um produto ou serviço ainda não está associado a real necessidade de um consumidor,não esta de fato,integrado ao mercado.
Ex: quando o computador foi inventado, acreditava-se que seria apenas uma ferramenta de uso profissional, porem seus benefícios foram difundido de tal maneira que hoje, o computador se tornou um bem essencial.O marketing contribuiu para que uma nova concepção fosse criada em relação ao produto,o novo incorporou-se á sociedade.
Demanda latente – é manisfestada por um grupo de consumidores que apresentam em comum a necessidade por um produto ou serviço e que compartilham dos benefícios por eles oferecidos.
Ex:os produtos diets e lights eram pouco vistos no mercado,mas diante da demanda de consumidores,hoje a maioria dos produtos são disponibilizados nessas versões.Novos produtos foram criados visando um publico em especifico
Demanda em declínio: quando a demanda de produtos ou serviços é minimizada.
Ex:Uma empresa de fast food de Cachoeiro,diante da redução de vendas,começou a desenvolver promoções com preços mais acessíveis,conquistando novos clientes e estabilizando os rendimentos.A