Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
ÍNDICES DE LIQUIDEZ, ENDIVIDAMENTO, DE ATIVIDADE, DE RENTABILIDADE
Trabalho de complementação de carga horária apresentado à Faculdade do Instituto Nacional de Pós Graduação-INPG Campinas como requisito obrigatório para conclusão do curso de Administração.
CAMPINAS - SP
2011-07-30
SUMÁRIO
PARTE I – Introdução3
PARTE II – Desenvolvimento4
1.1 Índices de liquidez4
1.2 Índices de Endividamento 7
1.3 Índices de Atividade 10
1.4 Índices de Rentabilidade 12
PARTE III – Conclusão15
Referências16
| |
PARTE I - INTRODUÇÃO
O Mundo empresarial vive um novo cenário. Cenário este que há alguns anos atrás não existia. O cenário da multiplicação de empresas produtoras dos mais variados produtos. Com o surgimento de novos empreendimentos, aumentando a concorrência em larga escala. E para se manterem no mercado, essas empresas, tanto as tradicionais como as atuais, precisam realizar as mais diversas estratégias de gestão.
A análise do Balanço Patrimonial da empresa mostra-se uma estratégia de crucial importância, pois ela evidencia a Situação Patrimonial tais como Bens, Direitos e Obrigações. Podendo, ainda, numa abordagem mais especifica, identificar a situação Econômica da empresa.
O estudo dos índices tem papel fundamental na análise das Demonstrações Financeiras, pois representam a relação entre contas ou grupo de contas de tais demonstrações, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa. Os índices têm como característica fundamental fornecer visão ampla da situação econômica e financeira da empresa, além de servirem de medida para a construção de um quadro de avaliação da empresa.
Neste cenário a analise de indicadores é muito importante para os interessados na operacionalidade de um empreendimento. Podendo ser; seus sócios, as financeiras, a administração, o controle interno e aqueles que desejam investir os seus recursos no empreendimento.