Delinquência Juvenil e as Dez Razões da Psicologia para ser Contrária à Redução da Maioridade Penal.
Acredito que o capitalismo é um grande influenciador dos problemas sociais que vivenciamos. O ‘’ter’’, o ‘’ser’’, são fortemente lançados na mente de todos (destaco aqui os adolescentes e jovens). E a partir destes princípios, muitos cometem erros que afligem não somente a si, mas ao outro.
Entretanto, quem é o responsável pela grande demanda de conflitos que surgem, dia após dia? Mesmo existindo o determinismo, o meio, as influências (como queiram que falar), não há também a liberdade (livre-arbítrio)? Vejamos a seguir o que significa cada um, e tiremos nossas conclusões.
Definições.
‘’Na ideia de que é possível uma ciência do comportamento está implícito que o comportamento ,como qualquer objeto de estudo científico, é ordenado, pode ser explicado , pode ser previsto desde que se tenham os dados necessários e pode ser controlado desde que se tenham os meios necessários. Chama-se isso determinismo, a noção de que o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e pelo ambiente’’.
O nome que se dá à capacidade de escolha é livre-arbítrio. O livre-arbítrio supõe um terceiro elemento além da hereditariedade e do ambiente, supõe algo dentro do indivíduo. Afirma que, apesar da herança e dos impactos ambientais, uma pessoa que se comporta de dada forma poderia ter escolhido comporta-se de outra maneira. [...] O livre-arbítrio afirma que a escolha não é uma ilusão, que são as próprias pessoas que causam o comportamento.
( Trecho do livro Compreender o Behaviorismo – Comportamento, cultura e evolução – William M. Baum , pág. 25. Ano 2007).
Agora surge a indagação que nos envolve: Delinquência