Programação
Os seus autores perceberam a Economia como uma ciência que se dedica à análise rigorosa da realidade e não à dedução de teoremas de acordo com a lógica. Um dos seus precursores é Friedrich List.
A caracteristica desta escola de pensamento é a preocupação com a realidade em vez de modelos matemáticos auto-referenciais. Grande parte destes autores foram também socialistas de cátedra, ou seja, preocupados com a reforma social e a melhoria da qualidade de vida das massas durante os tempos da industrialização.
A critica do método do pensamento clássico
O ponto inicial da critica da escola histórica ao pensamento clássico atinge a essência da economia política, a escola dizia que tinha uma diferença básica entre os fenômenos da natureza e os relativos a realidade humana. Enquanto nos fenômenos naturais podem ser observados e estudados experimentalmente por meio de simulações onde podem sem controladas, as quantificações medidas com precisão, e descritas pelas denominadas leis naturais. E as ações humanas eram movidas por valores e sentimentos mudavam sob o efeito do lugar e sofriam influencia ao longo do tempo das quais raramente poderiam ser identificadas. || E devido a essas dificuldades exige que seja criado um método próprio para as ciências humanas a fim de compreender e explicar melhor o seu sentido. De uma maneira otimista o método poderia estabelecer tendências e regularidades, mais nunca uma lei que descreva o fenômeno de forma precisa. Essa diferença entre os fenômenos naturais e humanos e a impossibilidade de definição de leis nessas esferas