Delft University of Technology
Localizada na cidade de Delft, na Holanda, essa biblioteca faz parte de uma das mais importantes universidades do mundo, a Delft University of Technology. Projetada pelo escritório holandês Mecanoo Architecten, o desenho da biblioteca é suave e se comunica com o entorno se tornado parte da paisagem.
© jevedeha
© Chalmers Library
O edifício é formado por um plano, coberto de grama, elevado em uma das extremidades sendo sustentado por pilares. O espaço formado abaixo deste plano é equipado com fachadas de vidro dando origem a biblioteca. Na parte central da encosta existe uma escadaria que direciona o público para a entrada principal. Perfurando a grande área, existe um cone que é um símbolo da tecnologia, que da origem, na parte interior, a salas de leitura circulares.
Em seu espaço interno, os livros são armazenados em uma enorme estante, que se estende do piso térreo até o teto do quarto andar. Todos os livros, revistas e computadores foram posicionados de forma a aproveitar o máximo da luz que transpassa a fachada.
O prédio também é eficiente em termos energéticos. O telhado de grama tem efeito de isolamento térmico, controlando as elevações de temperatura. A vegetação absorve a água da chuva que evapora gradualmente no verão, causando um efeito de resfriamento natural. Apenas nas salas de computadores, aonde a temperatura é mais elevada, é utilizado equipamento para refrigeração ambiente. Os vidros que revestem a fachada têm painel duplo por meio do qual o ar circula. Dessa forma, as salas permanecem confortavelmente climatizadas de acordo as estações do ano.
© Shoupilou
© Namijano
© jevedeha
© Chalmers Library
© hawktrainer
© Namijano
© Namijano
© Namijano
© Namijano
© Namijano