teletransporte
É importante ressaltar que teletransporte como definido aqui e na ficção científica, não tem relação com teletransporte quântico, um termo técnico-científico utilizado na Física quântica para denotar transporte de informação.
Ficção científica[editar | editar código-fonte]
Muitos conhecem a ideia do teletransporte através da série Star Trek (1966), baseada em contos escritos por Gene Roddenberry, onde o Capitão Kirk, Sr. Spock, Dr. McCoy entre outros, se movimentavam de sua nave para a superfície de um planeta ou para outras naves com uma facilidade incrível e com baixo custo de filmagem, pois era um truque cinematográfico fácil de fazer, muito mais barato do que construir a maquete de uma pequena nave.
O filme A Mosca, no entanto, já tinha explorado essa ideia, de construir um equipamento que permitisse teletransporte de matéria, em 1958, baseado num conto de George Langelaan.
São Paulo – Pela primeira vez, físicos conseguiram realizar o teletransporte completo de dados, de acordo com o site do jornal The New York Times. Experimentos com o chamado teletransporte quântico (de informações) já foram feitos no passado, mas nunca de maneira integral.
A pesquisa foi feita no Kavli Institute of Nanoscience, da Delft University of Technology, na Holanda, onde conseguiram transportar os dados quânticos de um elétron para outro lugar, a três metros de distância. Apesar da grande descoberta, a humanidade ainda está longe de alcançar o sonhado teletransporte de pessoas ou coisas, já que a transferência permitida não é de matéria.
De acordo com o site, o maior benefício de uma tecnologia como essa é a possibilidade de desenvolver computadores mais rápidos e sistemas de comunicação bem mais seguros do que se tem hoje.