Resenha Oscar Wilde
Faculdades Metropolitanas Unidas FMU
Analise: O retrato de Dorian Gray
Oscar Wilde – Era Vitoriana
São Paulo
2014
2
Guilherme Almeida Santos
R.A 517205-2
O retrato de Dorian Gray – Era Vitoriana e sua representação no livro.
Trabalho realizado pelo aluno Guilherme Almeida Santos,
R.A. 5484082; como pré-requisito de nota parcial em História da Arte, solicitado pelo professor Victor Callari.
São Paulo
2014
3
Sumario
Biografia...........................................................4
Era Vitoriana e sua Representação.................5
Bibliografia.......................................................8
Anexo...............................................................9
4
Biografia
Oscar Wilde, nascido em 16 de outubro de 1854 na cidade de Dublin, capital da Irlanda, era filho de William Robert Wilde, cirurgião-oculista que servia à rainha. Sua mãe, Jane Speranza Francesca Wilde, escrevia versos irlandeses patrióticos utilizando o pseudônimo de Speranza.
Foi educado no Trinity College Dublin e, mais tarde, em Oxford, onde recebeu a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 1879, Oscar Wilde foi para Londres, estabelecer-se como líder do "movimento estético". Depois, em 1881, foi publicada uma coletânea de seus poemas. No ano seguinte, em 1882, em um período onde encontrava-se sem dinheiro, aceitou participar de um ano de viagens, passando pelos países Estados Unidos da América e o Canadá. Essa foi a viagem que lhe rendeu fama e fortuna.
Seu casamento com Constance Lloyd aconteceu em 1884, com quem teve dois filhos: Cyrril e Vyvyan. Na mesma época, com a publicação de sua obra “Retrato de Dorian Gray”, sua carreira literária deslanchou.
Anos depois, Oscar foi preso com acusações de conduta homossexual e sentenciado a cumprir dois anos de prisão com trabalhos forçados,