DELEGACAO
Alunos:
Karen Ribas
Laís Maiara
Matheus Machado
Renato Peixer
Definição
A delegação nada mais é do que a transferência de determinado nível de autoridade de um superior para um subordinado ou um conjunto de subordinados.
Saber delegar com eficácia significa dar a tarefa certa à pessoa certa. Para que o trabalho se desenvolva de forma mais eficiente e produtiva. O ato de delegação permite que o superior faça com que sua equipe de o melhor de si progressivamente, de modo a poder enfrentar novos desafios.
2
Princípios da Delegação
Eficaz
Faça apenas o que só você pode fazer: Não perca tempo com tarefas que você poderia estar delegando para alguém que esteja hierarquicamente abaixo de você.
Não faça as tarefas associadas a um salário mínimo: Uma empresa não se sustenta financeiramente se os seus profissionais mais bem pagos passam grande parte da jornada de trabalho por exemplo caminhando para a máquina de fotocópias ou fechando envelopes. O empresário estará perdendo tempo. Tempo é dinheiro , ou seja , a empresa estará perdendo ambos. Não faça das tarefas da sua assistente uma obrigação: Se gosta das tarefas da sua assistente, como o carimbar recibos de pagamento, por exemplo, não deixe de as fazer se forem um hobby divertido e se o ajudarem a descontrair. Porém, assim que se tornam uma obrigação, contrate alguém para fazê-las ou delegue-as a quem as deveria efetivamente desempenhar.
3
Permite ao gestor ter tempo para se dedicar ás ações de carácter estratégico.
Prepara os delegados para maiores responsabilidades.
Aperfeiçoa as competências da equipa e melhora o espírito de equipe.
Ajuda os colaboradores a desenvolver o seu potencial.
Permite ao gestor observar de forma sistemática o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Existe uma maior satisfação dos objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores.
Verifica-se um progressivo aumento da autonomia dos colaboradores e a consequente evolução da organização.