deixis
Ficha Informativa com Actividade
Conteúdo: A DEIXIS (referências deícticas)
▪ Deítico – Palavra cuja significação referencial só pode ser definida em função da
situação, do contexto, do locutor e do receptor de um acto de fala.
In Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea
1. Atentemos nos seguintes enunciados:
a) Eu vou às compras. Queres vir?
b) Queres ver a minha mochila nova?
Estes enunciados mostram-nos, através do pronome pessoal EU, do determinante possessivo
MINHA e das pessoas verbais ( “vou” – 1.ª pessoa e “queres” – 2.ª pessoa), que há um falante, um “EU”, que se dirige a um locutor, um “TU”. As marcas enumeradas funcionam, pois, como referências deícticas pessoais (deícticos pessoais).
c) Ficamos aqui ou vamos para ali?
d) Prefiro este livro a esse.
Encontramos nestes enunciados referências que situam o locutor em relação a um local e a um livro. “ALI” indica-nos que o local é mais distante que o “Aqui” em que se situa o locutor; assim como “ESTE” e “ESSE” nos transmitem a noção do livro que está mais próximo dele. As palavras sublinhadas funcionam pois como referências deícticas espaciais (deícticos espaciais).
e) Ontem fui ao cinema.
f) Ofereceram-lhe um livro que eu tinha comprado.
No primeiro enunciado, o advérbio “ONTEM” e o tempo verbal utilizado (pretérito perfeito) indicam-nos que o locutor refere uma acção realizada no dia anterior ao momento da enunciação.
No outro enunciado, a utilização dos verbos no pretérito indica que as duas ocorrências
(“oferecer” e “comprar”) são anteriores ao momento da enunciação mas, entre elas, estabelecese uma nova relação temporal: a segunda (“comprar”) é anterior à primeira (“oferecer”) conforme indica a utilização do pretérito-mais-que perfeito composto.
Assim, advérbios ou locuções adverbiais e tempos verbais funcionam nestes exemplos como referências deícticas temporais (deícticos temporais).
Marcas do EU que fala e do
OUTRO a quem