FUN O D ITICA
A semântica caracteriza o pronome por indicar algo, caracteriza-o funcionalmente como dêixis; dêixis quer dizer apontar para, referir-se a, pois se formos observar, o pronome atua na frase remetendo ou referindo-se a algo dentro dela (para frente ou para trás), ou em seu exterior, apontando e se referindo a outros elementos do contexto, situação, discurso. O pronome (dêixis) divide-se primeiramente em três tipos, de acordo com essa ideia de referência, dêixis ad oculos, dêixis anafórica, dêixis catafórica. Todos estes tipos indicam a condição do pronome em relação aos falantes do discurso.
Dêixis Ad Oculos: O dêixis ad Oculos é situacional, um pronome com dêixis situacional aponta para um elemento que está presente para os falantes.
É óbvio que isto é melhor que aquilo !
Na frase sugerida como exemplo, os pronomes substantivos isto e aquilo não se referem aparentemente a qualquer substantivo em específico, pois apontam para algo que apenas durante o enunciado seria possível conhecer, que estaria presente apenas na enunciação e naquele momento. Dêitico ad Oculos porque a pessoa tem que estar vendo / enxergando.
Advérbios de lugar
A idéia geral guardada por este grupo é que seus elementos respondem à pergunta: “onde?”. Mas, assim como no caso dos temporais, neste conjunto também ocorrem subdivisões, mais claramente definíveis em dois grupos: aqueles elementos que estão ligados ao emissor e ao receptor da mensagem (aqui, aí) – os dêiticos –; e aqueles que se relacionam com outro ponto de referência, que pode ser interno ao enunciado ou não.
Os primeiros podem exercer a função sintática de sujeito, além da função adverbial. Por exemplo:
11 – Aqui não é um bom lugar para conversarmos. (Sujeito)
12 – Estarei aqui amanhã aguardando sua resposta. (Adjunto adverbial)
Note-se que o advérbio traz a preposição implícita, no caso da função adverbial, o que também acontece com os advérbios de tempo dêiticos. Excetua-se a ocorrência com a preposição “de”: