Degradação ambiental
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Vários jornais estão levando a seus leitores reportagens sobre iniciativas que objetivam a preservação do meio ambiente e, em conseqüência, a diminuição do aquecimento global.
A degradação ambiental é um problema que já afeta os habitantes de todo o planeta. As anomalias da temperatura média da atmosfera e dos oceanos da terra referentes sobretudo ao período de 1995 a nossos dias são, realmente, preocupantes.
Os cientistas chegaram a uma conclusão que apresenta outrossim uma solução, dado que se deve atribuir às atividades do ser pensante o que vem ocorrendo a nível mundial. Trata-se em primeiro plano da redução das emissões de gases com efeito estufa. Este efeito é proveniente da absorção, pela atmosfera, da radiação solar que, aquecendo a superfície do planeta, produz irradiação que permanece nas camadas atmosféricas interiores, elevando, em conseqüência, o seu nível térmico, Disto resultam inundações, secas, ondas de calor mais intenso, furacões, tempestades.
É lógico que tudo isto afeta a agricultura e leva a extinções biológicas de graves conseqüências. Não se agride impunemente o ecossistema, ou seja, o conjunto dos relacionamentos mútuos entre o meio ambiente e a flora, a fauna e os microrganismos que nele habitam.
Está ao alcance de cada cidadão lutar pela não plantação e comercialização de sementes transgênicas. É necessário incentivar a agricultura agroecológica. A educação de uma consciência da importância da agroecologia e defesa do meio ambiente deve ser uma bandeira de todas as Escolas. É dever de cada um pugnar pelo reaproveitamento das águas e a reciclagem inteligente do lixo.
A preservação das florestas, evitando incêndios devastadores é outra manifestação de amor à natureza. Esta criada amorosamente por Deus é um bem que precisa ser preservado. Em 1979 a CNBB dedicou à ecologia a Campanha da Fraternidade que mostrou, entre os maiores desafios da humanidade , estar a preservação do