Degradação ambiental
Degradação ambiental é um processo de degeneração do meio ambiente, onde as alterações biofísicas provocam alterações na fauna e flora natural, com eventual perda de biodiversidade.
A degradação ambiental é normalmente associada à ação de poluição com causas humanas, contudo, no decorrer da evolução de um ecossistema, pode ocorrer degradação ambiental por meios naturais.
Impacto Ambiental e Poluição:
O impacto ambiental pode ter aspectos positivos e negativos. Por isso, tornou-se obrigatório em todos os países desenvolvidos e em muitos subdesenvolvidos, a realização prévia de um estudo dos impactos que uma obra importante provocará ao seu redor e nas populações que ali vivem. Se os impactos ou modificações ambientais negativos forem maiores que as positivas, essa obra poderá ser embargada ou proibida. A palavra poluição (ou contaminação) significa um tipo específico, sempre negativo, de impacto ambiental. Ela refere-se a qualquer degradação das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana. A erupção de um vulcão ou ocorrência de um terremoto intenso, ocasionam inúmeras alterações no Meio-Ambiente causada pela natureza. A poluição causa uma perda muito, mesmo relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.
CICLO DA POLUIÇÃO:
O processo básico da poluição na Natureza obedece a três fases distintas a saber:
1ª fase - Ocorre a geração e a emissão de poluentes pelas diversas fontes poluidoras existentes;
2ª fase - Ocorre o transporte e a difusão desses poluentes no ambiente. Nesta fase, as águas e os ventos, dentre outros fatores, têm papel preponderante;
3ª fase - ocorre o contato dos poluentes com o homem, os animais, os vegetais, os bens materiais, etc., prejudicando, direta ou indiretamente, o homem e ficando assim caracterizada a poluição ambiental;
OS ONZE MAIORES POLUENTES MUNDIAIS:
1. Dióxido de Carbono - Presente na combustão de produtos carbonados diversos, em usinas termoelétricas,