degradação ambiental
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL- DENGUE
Maceió, AL- 19 de Setembro, 2012.
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL- DENGUE
Trabalho de ciências entregue a prof.ª Luliana Tenório como registro parcial de nota do 1º semestre
Degradação ambiental
Degradação ambiental é um processo de degeneração do meio ambiente, onde as alterações biofísicas provocam alterações na fauna e flora natural, com eventual perda de biodiversidade.
A degradação ambiental é normalmente associada à ação de poluição com causas humanas, contudo, no decorrer da evolução de um ecossistema, pode ocorrer degradação ambiental por meios naturais.
Destruição das Florestas
O desmatamento constitui uma prática relacionada à ocupação humana desde as primeiras formas de agrupamentos sedentários. A atividade agropecuária, condição básica para o desenvolvimento de qualquer tipo de sociedade, depende da retirada da mata nativa e do uso intensivo dos solos. Após as Grandes Navegações, a ocupação européia nas Américas, África, Ásia e Oceania foram fundamentalmente predatórias e só não realizou um extermínio ainda maior de áreas florestadas porque havia uma série de limitações técnicas.
A escala de desmatamento aumentou bastante após o surgimento das sociedades industriais. Na Europa, ainda no século XVIII, a expansão urbano-industrial associada à utilização do carvão mineral foi considerada o maior responsável pela redução das florestas do continente. A poluição formada pelas chuvas ácidas e a necessidade de povoar as áreas interioranas tornaram a Europa o continente que mais devastou suas florestas