Deforma O Da Mola
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpo, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo que é deformada: Ou
F: intensidade da força aplicada (N); k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m).
Nota-se que a força produzida pela mola é directamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou estica-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
DEFORMAÇÃO DA MOLA
Deformação é a mudança na forma e tamanho de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo. Ou seja, é uma alteração na forma e dimensões, do corpo considerado. Quanto maior for o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola (cuja outra extremidade era presa a um suporte fixo) maior era a deformação (no caso: aumento de comprimento) sofrida pela mola. Analisando outros sistemas elásticos, Hooke verificou que existia sempre proporcionalidade entre força deformantes e deformação elástica produzida.
Essas deformações, que podem ser de vários tipos - compressões, distensões, flexões, torções, etc. - podem ser elásticas ou plásticas.
Em física e engenharia, a deformação de um corpo contínuo (ou de uma estrutura) é qualquer mudança da configuração geométrica do corpo que leve a uma variação da sua forma ou das suas dimensões após a aplicação de uma acção (solicitação), a exemplo de uma tensão ou variação térmica que altere a forma de um corpo.
As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos:
Deformação transitória ou elástica
Deformação permanente ou plástica
Ruptura.
Na deformação elástica, o corpo