Relat Rio FE 06
Resumo. Este experimento visa a análise experimental da Lei de Hooke através do uso de mola e pesos. Quando um corpo é sujeito à ação de uma força de tração ou de compressão, ele se deforma. No caso de o corpo voltar à sua forma original quando cessa a atuação dessa força, dizemos que o corpo sofreu uma deformação elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força, a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. A teoria da elasticidade estabelece que a deformação da haste depende do material de que é feita a haste, do peso aplicado e das dimensões geométricas. Neste experimento, trataremos de materiais elásticos e processos irreversíveis. Utilizando a mola foi medida a força através de seu alongamento, assim foi possível calcular o trabalho e a energia potencial elástica.
Palavras chave: deformação elástica, inelástica, processos irreversíveis
O relatório é composto por:
1. Introdução
2. Procedimento experimental
3. Resultados e discussão
4. Conclusão
Introdução
Os sólidos possuem duas características relacionadas ao seu comportamento elástico. A sua linearidade e a reversibilidade. A linearidade é a relação entre a força aplicada ao sólido e a sua consequente deformação. No entanto a reversibilidade ao se aplicar uma força crescente e, em seguida, decrescente em um sólido, este se alonga e, depois, volta à situação inicial pelo mesmo caminho. O sólido, ao retornar ao seu estado inicial, realiza sobre o agente aplicador da força o mesmo trabalho que este realizou sobre ele para alonga-lo.
Nos sistemas em que não são observadas estas características, o trabalho realizado, além de produzir deformações mecânicas, promove , modificações estruturais, transformações moleculares, entre outros. Tornando impossível o sistema devolver toda a energia cedida ao agente aplicador da força e o processo de deformação é irreversível.
A força é capaz de acelerar um corpo ou deforma-lo, de