A soja e seus benefícios no controle da obesidade
Laís de Oliveira
RESUMO: É alarmante o aumento na prevalência de obesidade no Brasil e no mundo bem como às comorbidades associados a ela. Alterações no estilo de vida, como: má-alimentação e redução no gasto calórico diário são os principais fatores que explicam o crescimento da obesidade. Pesquisas recentes têm demonstrado que a soja pode contribuir beneficamente na obesidade e em suas disfunções. O presente estudo tem como objetivo revisar na literatura e levar ao conhecimento das pessoas os benefícios que a soja e seus fitoestrógeneos exercem para quem consome, e como estes atuam na promoção da saúde e no controle da obesidade e das comorbidades associadas a ela.
Palavras-Chave: Soja; Benefícios; Controle da Obesidade; Alimentação; Fitoestrogéneos; Saúde.
INTRODUÇÃO
Segundo a ABESO (2010) a etiologia da obesidade é muito complexa e multifatorial, pois pode ser resultado da interação de genes, do ambiente em que vive, do estilo de vida e até resultado de fatores emocionais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) há um aumento significativo da obesidade em diversas populações do mundo nos últimos anos, incluindo o Brasil.
A obesidade é uma doença metabólica e tem crescido muito nos últimos tempos, já sendo considerado um grave problema de saúde pública segundo a OMS. A obesidade é resultado de uma má nutrição que contribuindo assim para a obesidade e para o aparecimento de diversas doenças a ela associadas como, por exemplo: diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, apnéia do sono, problemas psico sociais entre outras. (ABESO, 2010)
Hoje existem cada vez mais estudos sobre esta grave doença complexa e de múltiplas facetas que está normalmente associada a inúmeras complicações e comorbidades elevando os índices de morbimortalidade (REPETTO et al., 2003)
Dados da OMS de 2008 demonstraram que 1,6 bilhões de pessoas apresentavam excesso de peso e 400