Relatorio Oscilaçoes
Experimento de Física II:
Oscilações
Marcus Vinícius
Alagoinhas, 2013
Introdução
O fenômeno oscilatório está mais presente em nossas vidas do que geralmente observamos. Talvez não percebemos por vermos estas situações com tanta frequência que não mais paramos para questionar ou refletir sobre.
Dizemos então que oscilação tem por significado: movimento de um corpo que passa e torna a passar alternativamente pelas mesmas posições, ou seja, o famoso movimento de vaivém.
Outra definição diz: Uma oscilação é definida como um fenômeno periódico ou vibração em torno de um ponto de equilíbrio. Há dois tipos principais de oscilações, mas ambos seguem a definição acima mencionada. Uma oscilação é sempre periódica, que significa que ele vai e volta de alguma maneira. No entanto, desta forma pode não ser sempre aparente. Por exemplo, uma onda de compressão é tecnicamente uma oscilação, mas é um pouco difícil de observar seu movimento periódico a menos que um qualquer um pode vê-lo do ângulo direito ou sabe que, para o qual deseja procurar. Uma maneira fácil de verificar se algo é uma oscilação é ver se o fenômeno tem um ponto de equilíbrio. Em outras palavras, quando está em repouso, pode ser excitada para que ele tenha a oscilar para retornar a esse ponto de equilíbrio. Em um fenômeno oscilatório, cuja representação matemática mais corriqueira é uma onda, temos sempre um período que é o tempo em que temos um ciclo completo de alternâncias de estado para em seguida começar outro, uma frequência que seria a quantidade de repetições de ciclos em uma unidade de tempo, uma amplitude que seria um valor máximo de variação da nossa onda, e uma intensidade, proporcional ao quadrado da amplitude e quase sempre em termos de energia.
Oscilações
Objetivo do Experimento Um:
Neste experimento, o objetivo é através da utilização de um pendulo simples medir a aceleração