Relatorio oscilações armonicas das molas
Ministério da ciência e Tecnologia
Instituto Superior de Tecnologias e Ciências
Relatório de Física experimental
Titulo: Oscilações Harmónicas de Molas
Nome: Evandro Stélvio Camundo Carlos
Curso: Engenharia Civil
Turma: Ecv-M1
Luanda aos 8 de Outubro de 2013 Professor: Karl krush
...........................................
Introdução Sistemas massa-mola aparecem muito frequentemente em nosso quotidiano. Como exemplos simples temos os amortecedores de automóveis e dinamômetros para medidas de força. Lembre-se de que quando nos pesamos na farmácia, por exemplo, estamos fazendo de fato uma medida de força. A deformação decorrente da ação de uma força para a maioria dos materiais pode ser modelada, em muitas situações, como um sistema massa-mola, desde que as forças utilizadas sejam tais que as deformações no material não ultrapassem o regime elástico. Esse é, portanto, um modelo muito utilizado devido a sua simplicidade.
Histórico Desde os primórdios da história da civilização, é perceptível a extrema importância de obter certas medidas. Hoje em dia, tudo ou quase tudo, que está ao nosso redor pode ser medido. Com a globalização e o avanço da tecnologia, têm surgido vários instrumentos modernos, que possibilitam medir com mais exatidão.
Antes de mais nada vamos introduzir fatos históricos e definições para que a compreensão do experimento fique clara.
Quando escrevemos que iremos determinar a constante de Hooke de uma mola cometemos um erro, na realidade determinaremos a constante de Young característica de cada mola.
…Robert Hooke (1635–1703) descobriu em 1676 a lei fundamental que existe entre a força e a distorção resultante num corpo elástico. Ele resumiu os resultados de suas experiências na forma de uma lei. “Ut tensio sic vis”, a qual, traduzida livremente,